Política de Contratação de Fornecedores

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO

Neste documento estão definidos as condições e critérios para a contratação de fornecedores e prestadores de serviços.

Também conhecido como Due Diligence, deve ser do conhecimento e levado em consideração por todos os nossos colaboradores, especialmente aqueles com tomada de decisão, ainda no processo germinal de contratação ou compra de qualquer produto ou serviço.

2. ABRANGÊNCIA

Este documento deve ser lembrado, consultado ou revisitado não só em processos comuns de compra ou de contratação de serviço, mas também em situações envolvendo qualquer tipo de doação ou patrocínio.

3. DEFINIÇÕES

 

Diligenciados

São os fornecedores, parceiros, patrocinados, beneficiados ou prestadores de serviços que já passaram pela análise de nosso Comitê de Compliance.

Integração

Análise anterior a assinatura de contrato junto a fornecedores, parceiros, patrocinados, beneficiados ou prestadores de serviços. Momento em que são levantados e considerados qualquer indício de quaisquer práticas elencadas nesta ou em outras políticas, não obstante as não citadas, mas contrárias a legislação vigente, mas especialmente as envolvendo corrupção e lavagem de dinheiro.

 

Sensibilidade

Atribuição dada a cada fornecedor, parceiro, patrocinado, beneficiado ou prestador de serviços, com base nos registros obtidos em listas restritivas, mídias, histórico, processos judiciais e envolvimento com pessoas politicamente expostas.

Os fornecedores, parceiros, patrocinados, beneficiados ou prestadores de serviços com atribuição pelo Comitê de Compliance como “OK” estão amplamente aptos a realização de quaisquer negócios e contratos conosco.

Os fornecedores, parceiros, patrocinados, beneficiados ou prestadores de serviços com atribuição pelo Comitê de Compliance como “Baixa Sensibilidade” estão aptos a realização de quaisquer negócios e contratos conosco, mas serão anualmente revisados ou sempre que realizarem uma nova negociação com valor superior a qualquer uma anterior.

Os fornecedores, parceiros, patrocinados, beneficiados ou prestadores de serviços com atribuição pelo Comitê de Compliance como “Média Sensibilidade” podem ou não estar aptos a realização de quaisquer negócios e contratos conosco, mas serão revisados a cada nova negociação.

Os fornecedores, parceiros, patrocinados, beneficiados ou prestadores de serviços com atribuição pelo Comitê de Compliance como “Alta Sensibilidade” só poderão realizar quaisquer negócios e contratos conosco após profunda análise e se, e somente se, não houver alternativa viável.

Os fornecedores, parceiros, patrocinados, beneficiados ou prestadores de serviços com atribuição pelo Comitê de Compliance como “Impedidos” não estão aptos a realizar quaisquer negócios e contratos conosco.

Níveis de análise

Todos os fornecedores, parceiros, patrocinados, beneficiados ou prestadores de serviços passarão pela “Análise de Primeiro Nível” previamente a celebração de quaisquer contratos ou negócios, quando serão apontados e sopesados os registros envolvendo mídias negativas, envolvimento em processos criminais, listas de restrição, nível de corrupção ou relacionamento com pessoas politicamente expostas.
 

Todos os fornecedores, parceiros, patrocinados, beneficiados ou prestadores de serviços atribuídos com “Leve Sensibilidade”, “Média Sensibilidade” ou “Alta Sensibilidade” passarão pela “Análise de Segundo Nível” previamente a celebração de quaisquer contratos ou negócios, quando serão profunda e detalhadamente apontados e sopesados os registros envolvendo mídias negativas, envolvimento em processos criminais, listas de restrição, nível de corrupção ou relacionamento com pessoas politicamente expostas.
 

4. Comitê de Compliance

O comitê de Compliance será reunido ou convocado periodicamente ou sempre que necessário com o objetivo de avaliar os novos contratos e negócios a serem celebrados como novos fornecedores e parceiros.

Devem participar do comitê no mínimo, mas não limitado a, a auditoria interna, um auditor externo, a diretoria, e ao menos um sócio-proprietário.

O comitê analisará e mensurará os riscos e implicações das celebrações de negócios ou contratos cujos fornecedores e prestadores tenham algum nível de envolvimento que possam contaminar a imagem e reputação desta empresa.

5. CRITICIDADE

Os fornecedores, parceiros, patrocinados, beneficiados ou prestadores de serviços atribuídos com “Leve Sensibilidade”, “Média Sensibilidade” ou “Alta Sensibilidade” terão a oportunidade de esclarecer seus apontamentos, qual ensejará a emissão de um parecer pelo comitê, com eventuais ressalvas ou restrições para realização de negócios ou contratos.
 

 

6. SERVIÇOS ESSENCIAIS

Fornecedores de água, energia, luz, telefonia, internet e transporte público não são analisados pelo comitê.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Todo colaborador deve, ao aspirar a celebração de um contrato com fornecedor ou prestador de serviço, considerar se há indícios já sabidos que poderão levar a uma negativa ou sensibilização do fornecedor ou prestador, indeferindo a priori, sem sobrecarregar o comitê com análises de fornecedores ou prestadores, especialmente para serviços com vasta gama concorrencial.

© 2017 Fintech TopSpin